Ligue (11) 4156-6676 mrveggy@mrveggy.com

Veggy Blog

A versatilidade da berinjela na saúde e culinária

  • Daniela Matos
  • |
  • 20/04/2017

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, as doenças cardiovasculares apresentam incidência elevada em todo o mundo, tendo como fator de risco as alterações de colesterol associadas ao tabagismo, à obesidade, ao sedentarismo, etc. E, por isso, a adoção de hábitos saudáveis deve ser incentivada pelos profissionais de saúde, sobretudo, com relação à alimentação, que atua como uma forte aliada no controle dessas doenças.

 

A berinjela é considerada um alimento funcional que demonstra benefícios para uma ou mais funções-alvo no corpo, visto que gera efeitos nutricionais. Acredita-se que a berinjela seja um dos vegetais que poderiam ser utilizados como opção eficaz de um tratamento alternativo que auxilia no controle de dislipidemias, promovendo uma redução no colesterol ruim e prevenindo doenças cardiovasculares. Diante disso, a ação da berinjela como alimento funcional pode ser explicada por conta de sua inibição na absorção intestinal de colesterol, ácidos biliares e, também, glicose devido à ligação desses com algum elemento presente no vegetal.

 

Além de ser um alimento extremamente nutritivo, a berinjela ainda apresenta uma grande versatilidade na culinária. Acompanhe as receitas que você pode fazer com esse vegetal:

 

Lasanha vegetariana de berinjela

Você pode usar massa de lasanha integral e trocar o queijo e presunto da receita original por berinjela fatiada, temperada com ervas e azeite! Vale fazer um molho de tomate caseiro ou um molho branco com tofu e leite de amêndoas.

 

Berinjela recheada com tofu

Fácil e prática, você só vai precisar cozinhar a berinjela, por uns 5 a 10 minutos, até ficar levemente amolecida. Depois, corte ao meio, tire o miolo para refogar com o tofu e leve ao forno para dourar! Uma receita leve e nutritiva, que dá para fazer em pouco tempo.

 

Antepasto de berinjela

Entrada perfeita para o seu almoço de Páscoa! É só misturar berinjela, pimentão, cebola, especiarias, temperar com azeite e levar ao forno. E, como acompanhamento, aposte no pão sírio ou nas torradas integrais!

 

Para facilitar sua entrada, coloque no cardápio o nosso delicioso pastel integral recheado com antepasto de berinjela! Uma combinação que você nem precisa se preocupar com os ingredientes! A Mr. Veggy conta com outros pastéis integrais e com sabores diferentes que você pode escolher também, confira em nossa loja!