Ligue (11) 4156-6676 mrveggy@mrveggy.com

Veggy Blog

Como controlar o estresse

  • Mr. Veggy Congelados
  • |
  • 17/10/2016

Não por acaso escrevo esta matéria numa segunda-feira – dia nacional do estresse (ou stress).

As pessoas não querem encarar o início da semana, pois isso indica trabalhar, estudar ou seja lá o que for que elas fazem na segunda que não o fazem no fim de semana.

Não percebem que assim estão apressando a vida de acontecer. Não param para prestar atenção no agora. Sempre correndo, correndo e correndo para descansar no fim de semana.

Isso é um grande sinal de estresse.

Recentemente fui a uma palestra no Brahma Kumaris, realizada pelo Doutor Manoj G. Matnani, indiano, médico especialista em nefrologia, e o tema foi Gerenciamento do eu e do estresse. E o que ouvi foi muito interessante:

As sementes do estresse já podem ser plantadas na infância, pelos nossos pais, quando ocorrem os 3Cs: Comparação (quem nunca foi comparado ao amiguinho?), Crítica (por que tirou 9 e não 10?) e Competição (você pode ser melhor que o seu amiguinho). Isso gera uma ansiedade na criança que, se não trabalhada, poderá ser levada para a vida toda.

A boa notícia é que podemos reverter esse quadro, caso tenhamos passado por isso (na infância ou na vida adulta). Revertemos com os 3As: Apreciação (muito bem, tirou nota 9!), Aceitação (você fez a sua parte) e Aprovação (muito bem!).

Isso gera uma confiança na pessoa para que ela possa continuar o seu caminho sem estresse, podendo fazer o melhor para ela mesma e para os outros.

Outra maneira de manter o estresse longe da vida é mudando a qualidade dos pensamentos. Segundo o Doutor Manoj, pensamentos levam ao meu destino. Criando um bom pensamento (trabalhado diariamente), criamos um bom sentimento. É fácil de entender:

Se pensamos rapidamente, como numa situação de estresse, não conseguimos alterar os sentimentos conforme quisermos. Mas se pensarmos calmamente, e que tudo tem o lado bom e proveitoso, de qualquer situação (mesmo as que parecem ruins), ficaremos tranquilos. Por exemplo:

Pensamento: a vida é bela.

Sentimento: bom.

Basta nos afastarmos da mania de reclamar, que tudo está ruim, que o trânsito está péssimo etc, e substiuirmos por bons pensamentos (o trânsito já vai passar, ainda bem que tenho essa condução até lá) que esses bons pensamentos se tornarão hábitos de uma vida sem estresse mais cedo do que você pensa.